Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

domingo, 17 de agosto de 2014

Eleições de novo... pensamento ...

Sinceramente após tantos anos torcendo por um país melhor acreditando na esquerda brasileira e torcendo para que o Sapo barbudo subisse ao poder para melhorar o país. Depois vendo o mesmo Sapo barbudo e sua sucessora agirem igual a direita que dominava o país anteriormente apenas com poucas diferenças. Após também conhecer pessoas inteligentes e realmente preocupadas com o país e que nada tem com a política. Cheguei a seguinte conclusão.
Não é a direita, nem a esquerda, nem os partidos que vão salvar o país e levar ele para um bom caminho. Muito pelo contrário, o sistema político brasileiro é para favorecer quem esta dentro dele e as elites nacionais e internacionais.
Não o PT do Lula, nem o PSDB do Alckmim e muito menos outros partidos que hoje prometem mudança não farão algo pelo povo brasileiro.
Basta você olhar a educação brasileira. Um país que quer ver o seu povo melhor investe em primeiro lugar na educação e gente eu estudei na educação tucana e vejo a educação petista e o que mudou foram as cores das plaquinhas de pequenas obras superfaturadas, no mais continua a mesma Merda e para aquele que diz que “antigamente tínhamos escolas boas de verdade”  é porque nunca comparou a educação brasileira com a japonesa, ou a alemã, ou mesmo a Italiana, países que lutaram na Segunda Grande Guerra e hoje têm tecnologia de ponta desenvolvida por gente formada em seus próprios países.
Gente, não vamos nos enganar, novamente, a única coisa que muda um país é o seu povo, mas aqui no Brasil recebemos o mínimo e por isto não nos revoltamos e por isto se perpetua este modelo político. A corda nunca enforca completamente.
Bem ou mal ainda vivemos e por isto não exigimos mais como deveríamos.
Sempre que falo sobre isto lembro do que um professor meu uma vez disse, não me lembro qual, mas ele disse o seguinte: “O povo Italiano estava revoltado com os políticos pois não entendiam o Italiano rebuscado e por isto não entendiam nada do que era dito nas plenárias.
Os políticos, preocupados com o perigo de uma revolta popular nas ruas,  disseram que iriam começar a falar de forma mais simples para que o povo entendesse.
Então a revolta aumentou, e  do povo veio a seguinte exigência. – Não queremos que falem da forma popular e sim que ensinem em nossas escolas a linguagem culta-."

E neste sentido também acredito que deveríamos agir.
Não esperar milagres dos políticos e nem promessas mirabolantes, nem muitas obras.
Deveríamos exigir transparência, planos de governo claros e que sejam cumpridos ou que pelo menos nos seja explicado o porquê do não cumprimento, o motivo de cada obra, o motivo do programa de ensino nas escolas, colégios e faculdades, as metas a serem alcançadas até o final dos mandatos e meios para que cobremos isto deles com facilidade.
Hoje o que temos é algo parecido com uma empresa onde o patrão só faz a entrevista do empregado e depois ele faz tudo, tudo mesmo, escolhendo até o próprio salário.
O pior que neste caso nós, os patrões, sequer sabemos como são as engrenagens de nossa máquina, o quanto temos em caixa, o que produzimos, em suma não sabemos nada.
Chamamos de ladrões todos aqueles que nós mesmos colocamos lá, numa analogia bem simplista é o mesmo que abrir uma venda colocar um gerente dentro dela, dar plenos poderes a ele e sair de férias por quatro anos e depois voltar querendo tirar o gerente por outro porque não esta dando muito lucro ou porque suspeita que ele esta roubando, mas que sinceramente “você num sabe de nada inocente”.

Claro que o que estou dizendo é algo muito distante da realidade atual, mas é a única maneira de realmente vermos alguma melhoria para o povo de uma maneira geral, deixando o Brasil no patamar de um país desenvolvido.
O resto, brigas partidárias e discussões sem fim, pode até melhorar um pouco aqui, outro pouquinho ali, um cadim acolá, mas no final continuaremos sendo um país subdesenvolvido, subestimado, sub em tudo. Deixando as nossas riquezas (matérias prima, recursos naturais e mão de obra) para quem tem mais capacidade e tecnologia para manipular corretamente. (Ex:Num tem problema em ter uma indústria mineradora forte, tem em exportar mais de 90% para depois comprar os produtos remanufaturados de nossos minérios).

Não tem nada de simples no que eu disse, apesar de ser fácil de ser constatado, há muitos empecilhos, muitas dificuldades e provavelmente eu não verei isto em vida, mesmo que eu morra com 150 anos, mas tenho fé que aos poucos as pessoas que pensam igual eu se multipliquem, e que este véu de ignorância caia dos olhos do nosso povo e que as coisas comecem mesmo que aos poucos a mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog