Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

sábado, 26 de abril de 2014

Anti generalistas????

Sabem quando dizem que seu julgamento esta errado? Que seu entendimento não condiz com a realidade?
Sou bem sincero e eu só diria que o que uma pessoa julga como certo esta errado se eu pudesse comprovar. 
Dizer que a pessoa esta errada sem poder provar de maneira clara e prática que o que afirmo é verdade para a pessoa também é temerário.
Não há uma única verdade, a verdade sempre foi e será relativa. 
O entendimento de cada um dá a verdade que é funcional em sua vida. 
Ou seja, dizermos que uma parede azul é azul, para mim tem um significado, uma carga emocional, um caminho em minhas memórias que me levaram a formalizar em minha mente esta verdade.Este processo é meu, único e exclusivo, que pode ser parecido com o de outro individuo, contudo nunca será idêntico.
Em outro grau quando alguém fala algo que parece ser absurdo para mim e para a maioria das pessoas de um grupo social e portanto uma inverdade em nossas realidades, para esta pessoa a afirmação pode ser verdadeira em seu dia a dia, em sua vida e por isto uma verdade conceitual para ela.
Usando um exemplo pratico, quando um rapaz diz que todas as mulheres são interesseiras, valorizam o corpo, são frias e pensam só e si mesmas, isto pode não refletir a verdade geral, a verdade da maioria. Contudo, é a realidade dele, é o que ele passa no dia a dia dele, então, como dizer que não é verdade? Como dizer a ele que o que ele vive há anos em sua vida é mentira? Independente dos fatores que levam as coisas a serem assim na vida dele, esta impressão para ele é uma verdade.
Claro que devemos encorajar uma pessoa assim a encontrar outros caminhos, mostrar que existem outros tipos de mulheres, agora julgar a pessoa pelo que ela sente na pele é, honestamente, maldoso.
Digo isto, pois muitas mulheres irão chegar perto dele e dizer que não são assim, que não fazem nada disto, que são diferentes. Contudo, não irão se aproximar dele, não irão sequer cogitar sair com ele, ou mesmo sequer ser amiga dele e nos piores casos, vão se afastar dele. Isto dará a ele a impressão real de sua verdade, e vindo de uma mulher que dizia não ser igual as outras, mas que se afasta igualmente as outras.
Em outras palavras, a mulher pode até ser diferente mesmo das outras, pode não ser interesseira, nem valorizar o corpo, pode não ser egoísta, mas se afasta, não tenta sequer ser amiga do rapaz, agindo igual as mulheres de sua verdade. Por mais que a verdade desta mulher seja outra, ela entra na realidade dele agindo conforme as mulheres que deram vida a verdade atual do rapaz. Então, qual a diferença dela para ele? Ela que se julga, e talvez até seja, tão diferente das outras, mas acaba agindo da mesma forma.
Isto traduz a realidade dos sentimentos e da verdade que fica para o rapaz, fortalecendo a sua verdade particular, o seu pesadelo interno. Então a cada dia mais a sua verdade se generaliza através dos atos de quem defende a não generalização e não só por suas palavras e julgamentos individuais como parece ser. E ele é julgado, muitas vezes justamente por quem se diz contra a verdade dele, mas age da maneira que contribuiu para a construção desta verdade.

Resumindo, se você quer mostrar algo diferente a alguém, comece por suas atitudes e não empurrando verdades guela abaixo nas pessoas sem sequer ser capaz de prová-las, pois você mesmo pode ser exemplo da verdade do outro ao invés de ser o exemplo de sua própria verdade.

Dedicado a Juliana Bernardo
Com todo carinho.
Foi um grande prazer te conhecer.
sinto muito, tanto, demais.
Perdão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog