Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Des-expectativa

Acreditar que tudo será melhor, que o dia de hoje será melhor que o de ontem, que as coisas sempre tendem a melhorar parece em tese um caminho bem racional para quem deseja se manter bem emocionalmente e psicologicamente. Contudo, quando estamos bem defendidos de certas situações e esta defesa inclui uma barreira que construímos para que ninguém invada e nos faça mal, considero que devamos avaliar mais antes deste otimismo.
O fato é que se erguemos barreiras foi porque existia um perigo real e acreditar que este perigo desapareceu só porque raiou um novo dia é no minimo temerário, e fará com que você caia no mesmo erro novamente.
Se levantamos muros e estamos protegidos dentro deles, emocionalmente é claro, é melhor não descermos o portão a qualquer pessoa que aparece diante da fortaleza. Afinal, as defesas só funcionam se não convidamos o "inimigo" a entrar.
Crer que o comportamento humano é uma caixinha de surpresa e que cada pessoa é diferente uma das outras é muito bonito, mas na pratica a diferença entre as pessoas que te ferem costuma ser o nome e o grau de intensidade da falta de consideração pelos seus sentimentos.
A frieza e a falta de empatia são corriqueiras e as pessoas fogem de quem delas pede o apoio como o diabo foge da cruz.
Então, o meu conselho é nunca baixar a guarda. Baixar a guarda é acreditar que as coisas mudaram e isto só pode acontecer com provas reais, firmes e bem claras de que mudaram. Caso contrario são suas expectativas se projetando em futuros inexistentes, só isto.
Para finalizar, quem te machuca não se sente culpado em fugir de você, pois não se sente responsável por suas expectativas. No final foi você que abriu o portão a quem jamais desejou entrar e é você que vai se sentir mal e até sofrer por alguém que nunca demonstrou ser diferente de ninguém, mas que você quis acreditar ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog