Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

segunda-feira, 7 de março de 2016

Magoas e dois de seus caminhos

Quando alguém se sente magoado existe vários caminhos que emocionais que o magoado pode percorrer destaco dois, um mais popular e outro que me agrada muito, porém, é raro de se ver.
O mais comum é o ego ferido, a dor atravessa a alma como uma punhalada. O magoado sente-se traído, ferido em sua intimidade. Afinal estamos falando de mágoa, este sentimento só pode surgir por um ato de alguém que queremos muito bem, então, é natural que muitas pessoas se sintam traídas e humilhadas até por terem entregado o que julgavam ser precioso a quem não deu valor. 
Neste sentido as coisas ficam tensas e quem foi magoado fica muito triste e realmente revoltado com a pessoa "traidora", discussões, brigas e términos são comuns e mesmo com reconciliações as vezes esta mágoa perdura por muito tempo e pode até vir a ser motivo para um rompimento futuro.
O segundo caminho julgo ser mais coerente, muito menos "violento". A dor é grande também, pode até haver o mesmo sentimento de se sentir traído e humilhado, porém, a diferença esta na visão dos fatos. Enquanto no primeiro caminho quem foi magoado olha para o outro como algoz no segundo caminho quem foi magoado olha para o outro como vitima, olha com tristeza, com verdadeira pena, pois não foi o ego do magoado que foi atingido e sim a estima direta que ele tinha pela pessoa que o magoou.
Veja bem, o magoado neste caso sente até que falhou em não manter em boas condições a amizade, o namoro, o relacionamento em si e sabe que a outra pessoa perderá muito ao bater a porta. Por mais que ele demonstre tristeza e dor, os caminhos emocionais são diferentes, já que o ego do magoado não foi ferido com a "traição" em si, o ego foi arranhado pela incapacidade de ter antevisto os fatos e ter corrigido as condições para evitar que aquela pessoa perdesse o controle e viesse a magoá-lo.
Neste sentido trocando em miúdos no primeiro caso a pessoas se sente apunhalada pelas costas e sofre como se estivesse sendo agredida.
No segundo, o magoado sofre também, porém, a dor vem do fato dele não ter conseguido demonstrar o seu real valor de forma correta e por saber que perdeu uma convivência que provavelmente ele escolheu muito bem, porém ele sofre também porque esta pessoa que o magoa agora também perde a convivência com ele e isto será ruim para ela, afinal, este tipo de pessoas sabe quem é e a força que tem e escolhe bem quem desfruta de sua amizade e convívio. 

O fato é que no primeiro caso a dor é passional e provem da traição, do ego ferido.
E no segundo caso o magoado, diferente do primeiro, sente um pesar pela outra pessoa que o magoa, pois esta sim perde uma amizade de grande valor com uma pessoa que realmente a valorizava com com sinceridade, porém, não soube enxergar.

Quem segue o primeiro caminho tem dificuldades com a mágoa e a carrega ade eternum 

Quem segue o segundo, fica triste, sente-se inseguro ao se aproximar de novas pessoas, porém, sabe o valor que tem e o fato vira apenas história e ensinamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog