Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Marcos 9:40

Imagine você conhecer os segredos de alguém, saber dela coisas importantes sobre a índole, o caráter, até sobre medos que está pessoa possa ter. Obtendo umas visão bem detalhada tanto de como a pessoa é, como, dos valores, dos sentimentos, dos planos, dos objetivos, até desejos e dores mais íntimos.

Pois bem, se outras pessoas começam a falar coisas sobre esta pessoa você sabe que não são verdades?

Bom, mesmo que tendo este acesso todo a está pessoa, você pode vir a ter dúvidas,, porém, você  não poderia saná-las utilizando este mesmo acesso?

Na pior das hipóteses. Caso a dúvida persistir, você teria bases para acreditar em outras pessoas que estão crentes de algo que você não viu nesta pessoa?

Caso acredite nelas, você seria capaz de ignorar tudo o que sabe sobre a pessoa referida e passar a atacar junto com os difamadores?

Questões complicadas, contudo, imagine o objeto dos ataques ao ver que você, não só não acreditou na palavra dele, como utilizou a oportunidade para beneficiar a sua própria imagem?

No caso, para se aproveitar do momento e utilizando as críticas alheias, de pessoas que sequer teriam base para fazê-las, para limpar a sua imagem e justificar suas próprias ações.

Pelo que vejo, vivo algo ainda pior que isto...

O que vejo acontecer é justamente a pessoa que poderia defender-me das críticas por ter este raro e exclusivo acesso a mim incutir e incitar as severas críticas, postando-se como vítima de um "algoz" doentio e perigoso que estava a"assustando".
Tudo para justificar justamente os seu próprio afastamento de um grupo, do qual o fato de ser afastar geraria-lhe criticas.
Assim, afastar-se de mim seria o motivo para justificar um afastamento do tal grupo sem as, inevitáveis criticas a um eventual afastamento sem um justo motivo. Isto mesmo senhores e senhoras, tornei-me o justo motivo para a pessoa que teve o "melhor" de mim para que ela se livra-se de um "problema" pessoal dela.

Assim, sem pensar no que significaria para mim, o objeto das criticas, destruiu minha imagem e agora deixa o convívio, que ela poluiu, com o  grupo somente para mim.
Agora, tive este ambiente, onde a parca convivência que me restava no momento, totalmente intoxicado, enquanto ela cumpriu seu objetivo principal de se afastar deste círculo sem assumir qualquer ônus com alguma possível reprovação, pelo contrário,  creditou a seu "indesejado e doloroso" afastamento a imagem que assustadora que ela vendeu sobre mim.
Ganhando do grupo até o incentivo para que fuja deste ser humano "reprovável", ao invés dos questionamentos, naturais, que todos lhe fariam pelo afastamento, pois, este, na realidade dos fatos, seria apenas justificado seu próprio egoísmo e, consequentemente sofreria duras criticas.

Caro leitor, se  conseguiu ler até aqui, deve imaginar que estou bem magoado por ter minha imagem arranhada por uma pessoa a qual confiei minhas intimidades e, neste caso, fato que não expus até aqui, os meus melhores sentimentos também.

Não.

A real dor é por conta é pela traição. Calma, meu querido, o que disse até aqui seria uma traição, obviamente, contudo, a verdadeira traição que me machuca é outra.

Minhas contas ainda pago sozinho, não me importo com a visão que fazem de mim.
Mesmo em um grupo que eu tenha uma grande estima, sei dos meus valores e sei de algo muito mais importante, quem convive e fala comigo mesmo que sem o acesso a minha real intimidade em pouquíssimo tempo enxerga meu caráter e o tipo de homem que sou.
O que digo é que, independentemente das criticas em dois tempos minha imagem seria restaurada aqueles que realmente desejem conhecem de fato quem sou e, para aqueles que fiquem com a visão passada, bom, ai sinto muito pois, não têm o merecimento de ter de fato o meu convívio pleno e o trabalho da minha querida amiga viria, de fato, como um verdadeira benção afastando de mim pessoas superficiais e sem valor para a minha evolução espiritual e pessoal.

Importo-me com a visão de pessoas que amo de verdade... as pessoas que abro o meu coração, as pessoas que conquistam a minha real intimidade... ou seja, justamente da amiga que traiu minha confiança e, ainda por cima, ignorou totalmente os efeitos de sua traição, que não residem na imagem arranhada e sim no fato dela ter ignorado aquilo que tenho de melhor e apresentei somente a ela, descartando e, no mínimo, não fazendo uma justa defesa quanto aos julgamentos que recaíram sobre mim, aliás, perdão, no caso, os julgamentos foram propostos por ela mesma.

Em suma, neste ato a traição representa algo muito maior, pois, destruiu tudo aquilo que julguei ser o meu melhor.
Oras, esta amiga teve o meu maior esforço em apresentar todas as minhas melhores qualidades e, neste caso, a traição e consequência do que realmente esta me ferindo... o fato de tudo o que apresentei a ela ser inútil, desprezível, infundado, frágil, torpe e sem valor algum a ponto de seu ato ser possível... quer dizer, ela destruiu tudo o que sou apenas por desejo pessoal, sem se importar comigo de forma alguma batendo tanto no intimo da minha alma ao desprezar o meu "melhor", como na minha imagem, colocando para o mundo que o meu ato de expor o meu melhor a ela era, nas palavras dela, uma forma de assustá-la e fazer-lhe mal.

Traído?

Sério, esta palavra não traduz.

É mais profundo, é como se eu tivesse descobrindo que tudo o que guardei num cofre eram brasões de tolo que a primeira vista atenta virou motivo de piada e ridicularização.
Minha imagem eu recupero, sou honesto, mas, também, fui digno de ter meu melhor jogado no lixo... no que surge uma questão dolorosa.... Para que vou me esforçar para manter algum respeito social que seja se mesmo eu não consigo mais me querer bem, visto que o meu melhor mereceu desprezo? E mais... Ser bom é bom pra quem? Se num valho sequer o respeito de quem confiei os meus mais sinceros e profundo sentimentos e anseios? Porque independentemente de não querer retribuir o fato de destruir sem pesar algum é sinal de desvalia total do que sou.
Dou meus parabéns, caso a intenção era mostrar para que não tenho valor algum, foi um sucesso.
Conseguiu também me fazer crer que as pessoas realmente vão ser sempre frias e insensíveis e ninguém melhor que você para isso para me demonstrar isso. Eficiência total.

espero aguentar somente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog