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terça-feira, 20 de novembro de 2018

Consciência negra - com consciência.

A representatividade social na história do mundo dificilmente criou imagens que representassem as classes sociais, grupos étnicos, grupos religiosos, que não estivessem no poder econômico de sua época. 
Zumbi - último Líder do quilombo de Palmares
Raros são os momentos históricos onde um grupo sem poder financeiro conquistou o poder político e consequentemente, conseguiu ser representado nas artes, no comércio e nas decisões sociais pois, há uma tendência nas sociedade de representação do poder e não da sociedade como ela é de fato.
Não se vê monumentos helênicos de homens simples daquela época, como não se vê uma quantidade de bonecas negras sendo vendidas nas modernas lojas de departamento atuais. O motivo é o mesmo, a representação social depende muito pouco própria configuração da sociedade, pelo contrário, esta representação ocorre, quase que invariavelmente, de forma a criar imagens da classe dominante independentemente da configuração social existente.
Esta herança é longínqua, não vemos na Bíblia uma representação adequada da figura feminina por exemplo, não é possível crer que a mulher não tivesse influencia alguma na sociedade daquela época, contudo, o poder financeiro estava totalmente nas mão dos homens. 
Abro um parenteses para explicar que, quando falo em poder econômico não estou me referindo ao poder de compra, e, sim, ao poder de direcionar as ações sociais, tanto estatais como particulares o poder financeiro, guardadas as limitações deste conceito. 
Na prática a sociedade representa a figura de quem tem a força de manter as características da sociedade, este poder por sua vez, acaba por criar estas própria características, criando costumes, representações e políticas que refletem a imagem de que as mantém. Daí este poder de manutenção não se mantem em si só, pois, surge do poder financeiro. O dinheiro e, depois, o capital são a base do poder que mantém e guia as características de uma sociedade.

Sendo assim, as mulheres na época de cristo poderiam, numa hipótese imaginária, ser comerciantes, terem bens, manterem suas próprias famílias, porém, não possuindo o poder financeiro que fundamenta as engrenagens sociais, ou seja, não assumindo os postos de comando que cobravam e direcionavam os impostos estariam, ainda assim, a margem da sociedade e não seriam representadas de forma real em livro algum. 

O que ocorre com a população negra no Brasil não é diferente, pois, o poder de compra dos negro é grande, mantém muitas empresas em funcionamento, cria empregos, nichos de produtos e numa analise fria, devido a quantidade de negros em comparação aos brancos, é o poder econômico que mantem a economia brasileira.
A representatividade do negro não ocorre, pois, o negro esta, vivendo a hipótese imaginária que acabo de expor referente as mulheres da época da Bíblia, pois, o poder financeiro esta nas mão de uma minoria branca que mantém e guia a sociedade e consequentemente é a população que é mais representada na sociedade.

A critica a busca por representatividade do negro na sociedade atual que faço vem do fato de que, não é esta representatividade que dá uma qualidade de vida melhor ao branco brasileiro, muito pelo contrário, caso a família branca não tenha um espaço dentro do poder financeiro existente ela viverá nas mesmas condições da população negra. 

O agravante que coloco quanto a esta busca por representatividade também não segue a via de que o negro viverá a ilusão de que o mundo tornou-se mais igual porque sua raça esta aparecendo na TV é, de fato, algo prejudicial esta ilusão, porém, uma ilusão maior se cria por conta desta. 
Enquanto o negro não conseguir o poder financeiro, qualquer representação "conquistada", retardará a mudança social necessária para que se haja uma sociedade mais igualitária quanto a posição social dos negro e dos brancos, pois, este poder é o único capaz de manter e guiar as ações da sociedade e não a existência de representações nas artes.

Tommie Smith, medalha de ouro, e John Carlos, de bronze
Black Panthers
Creio, em minha humilde analise, que gastar esforço em busca por representatividade em uma sociedade onde o poder do capital esta nas mãos de uma minoria branca é fugir do real problema e atrasar uma busca que seria útil que é a conquista deste capital pelos negros. 

Há, contudo, um movimento dentro do atual de afirmação do negro que acabará levando a esta conquista do capital e que, ao meu ver, deveria ser mais fortalecido, ou mesmo, ser o único existente que é a inserção do negro nas faculdades públicas. Este movimento pode gerar negro com poder econômico e, a manutenção deste processo, fará com que negro chegue ao poder financeiro. 
Atingindo assim a condição de influenciar de fato as ações sociais sem favor algum, lembrando que quando cito "favor", estou falando da atual representação existente nos meios de comunicação atual, pois, as políticas de cotas, de incentivo ao estudo destinadas aos negros não representam um favor e sim uma ação ativa do movimento negro em ter seus direitos respeitados levando em consideração o grande preço cobrado pela escravidão.

Cotas, incentivos e qualquer apoio aos negros a facilitar e manter o acesso aos estudos e a linhas de créditos, não representam favor algum, pois, este país ergue-se sobre os ombros dos ancestrais desta raça que hoje não consegue, por meios próprios, utilizar o que foi construído, ou seja, não é um favor e também não é uma reparação história é apenas um paliativo, necessário, para dar bases para a correção de um crime histórico ocorrido.

Sendo assim, colocada a importância da busca de inserção social do negro nos altos níveis de conhecimento de nossa sociedade, creio que qualquer esforço fora este é um atraso ao avanço destas ações essenciais e urgentes que ainda estão muito prematuras.

Malcolm Little - Al Hajj Malik Al-Shabazz
- Malcolm XDefensor dos direitos dos afro-americanos,
conseguiu mobilizar brancos e negros
na conscientização sobre os crimes
cometidos contra a população afro-americana.
Resumindo, a preocupação do pai de uma menina negra será mais benéfica se for direcionada a criar uma CIO de uma grande empresa de bonecas do que com o fato de não existir bonecas negras para ela brincar. Oras, prefiro aceitar que no momento eu serei abordado pelas forças policiais nas ruas porque sou negro e gastar minha preocupação em criar condições para que aquele soldado negro que me revista chegue de forma consciente a posição de comando daquela força policial e, mesmo, a secretária de segurança pública para que possa desenvolver políticas de segurança públicas mais realistas. 
Afinal de contas, é preferível que a sociedade mude e não que façamos uma maquiagem para encobrir as falhas que ocorrem devido a nossa falta de poder econômico, financeiro e consequentemente, político.
 
Martin Luther King Jr. -
pastor protestante e ativista politico
Líder do movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos, e no mundo
com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.


Apenas como citação segue abaixo os dez pontos importantes para o Partido Panteras Negras.

"
O Programa dos dez pontos (maio de 1967) Partido dos Panteras Negras
  1. Nós queremos liberdade. Queremos poder para determinar o destino de nossa comunidade negra.
  2. Queremos desemprego zero para nosso povo.
  3. Queremos o fim da ladroagem dos capitalistas brancos contra a comunidade negra.
  4. Queremos casas decentes para abrigar seres humanos.
  5. Queremos educação para nosso povo! Uma educação que exponha a verdadeira natureza da decadência da sociedade americana. Queremos que seja ensinada a nossa verdadeira história e nosso papel na sociedade atual.
  6. Queremos que todos os homens negros sejam isentos do serviço militar.
  7. Queremos um fim imediato da brutalidade policial e dos assassinatos de pessoas negras.
  8. Queremos liberdade para todos os negros que estejam em prisões e cadeias federais, estaduais, distritais ou municipais.
  9. Queremos que todas as pessoas negras levadas a julgamento sejam julgadas por seus pares ou por pessoas das suas comunidades negras, tal como definido pela Constituição dos Estados Unidos.
  10. Queremos terra, pão, moradia, educação, roupas, justiça e paz
"

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