Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Finados

Neste feriado prolongado de Finados aprendi uma coisa que para muitos é óbvia, mas para mim não fazia sentido algum.
Uma das poucas pessoas que ainda conversa comigo me deu este regalo numa sentença abriu meus olhos:

"Tiago, as pessoas não são boas, porém, também não são ruins. As pessoas são pessoas e são boas ou ruins depende do momento."

Calma leitor se você tive uma sensação de estranheza, saiba que eu senti a mesma coisa ao escutar esta sentença.

Não me considero um rapaz bom, sou bom. 
Reconheço que as pessoas podem ser corrompidas, contudo, não acredito em meio termos. Ao meu ver escolhe-se um lado, bem ou mal, e vive-se em função dele desde que se levanta pela manhã até encostar a cabeça no travesseiro de novo para dormir.
Para resumir vou deixar aqui uma das minhas ideias sobre meu comportamento pessoal.
"Eu posso ser mal, mas se eu for mal serei totalmente mal sem um pingo de bondade em meu coração e pronto, não sei transitar entre as sombras."

Nesta ideia esta contida a ideia de que uma coisa não permeia a outra e de que não existem níveis toleráveis de maldade ou de bondade dentro dos espectros opostos. Melhor dizendo ou se é mal ou se é bom e ponto.

A definição que ouvi, e motivou este texto, coloca o ser humano como neutro. Não bondade nem maldade nas suas ações e sim interesses que podem levá-lo a ser bom em dados momentos e ruim em outros. Sem que o bem ou o mal façam parte do que o ser humano é de fato.
Como se um mesmo ser humano possa ser extremamente bom pela manhã em um orfanato cuidando de crianças e distribuindo tempo, dinheiro, carinho e esforço em agradar a quem precisa e a noite pode simplesmente assassinar a outro ser humano por ter se sentido desonrado.

Este pensamento explica muitos comportamentos que presenciei durante vários momentos de minha vida. Tranquilizem-se nunca assisti a nenhum assassinato, risos, o que assisti foram pessoas extremamente boas tratando outras pessoas com frieza, pois não convinha mais a elas tratar a outra bem. Aliás, vivi demais esta condição.

Esta sentença é boa não só para explicar estes comportamentos que enfrentei durante boa parte de minha vida, mas é boa pela segunda parte que foi uma "conclusão" desta conclusão, feita pela mesma pessoa.

"Então "use" as pessoas. Use o lado bom delas. Aproveite enquanto elas estão na fase boa e usufrua. E se afaste quando não estiverem mais da forma como estão, pois é isto que fazem com você "a torto e a direito. Não se sinta culpado por fazer isto, pois ninguém, em momento algum se sentiu culpado em te deixar falando sozinho e sumir, muito pelo contrário se fizeram de vitimas suas, para quem quis ouvir a história e pra consciência delas mesmas."

Esta conversa foi muito legal.
Não terei tão cedo a capacidade de "usar" as pessoas. 
Muito menos haverá espaço para um pouco de mal no meu comportamento pessoal.
Entender isto foi útil pois, diminui num certo grau a tristeza de achar que as pessoas eram ruins e frias, principalmente as mulheres.
Aprendi que devemos "agradar", ou melhor, estarmos sempre com boa notícias e sempre bem diante das outras pessoas, pois a eles pouco importa o quanto vocês esta mal. Isto ocorre porque não há compromisso das pessoas com o Bem ou o Mal e sim uma espera.
"Se você tem um problema, deve rogar a Deus pois, ELE é bom "nós" seres humanos não faremos o "papel" de Deus, "queremos" somente viver e continuar nossas vidas até o final." 

Ficou claro para mim esta neutralidade é comum e explica tudo.

"Não somos obrigados a ajudar os outros, como não somos obrigados a ferrar com a vida de ninguém. Precisamos sobreviver até o final e nos esforçarmos da melhor maneira para fazermos isto."

Se concordo?????
NÃO
Escolhi minha bandeira logo muito cedo, não sou neutro, se alguém me apresenta um problema farei o possível e o impossível para ajudar.

CONTUDO, 
Tendo entendido isto, mudei um pouco as minhas idéias e digo:

Se concordo?????
NÃO!!

Escolhi minha bandeira logo muito cedo, não sou neutro, se alguém me apresenta um problema farei o possível e o impossível para ajudar este alguém se este alguém for digno do Bem a que represento, caso contrário, aguarde em sua neutralidade. 
Alguns dirão que isto é uma espécie de abertura que estarei dando ao mal no meu modo de agir, porém, rebato com uma pergunta: Um soldado ferido vence a guerra?

Durante muito tempo de minha vida sofri e chorei pois, acreditava na natureza boa do ser humano e acreditava que eu estava errado, já que as pessoas que se afastavam de mim ao verem a minha tristeza. Nisto perdi tempo importante e deixei de dar apoio a quem realmente necessitava de algo de mim, sofrendo por quem é neutro na vida.
Além disto, Deus me guiará e não cometerei erros, afinal não deixarei ninguém sofrer só não sofrerei mais por pessoas que são neutras na vida.

Sofrerei somente por quem eu amo ou por quem por algum motivo eu não puder ajudar...
 quanto aos outros Deus cuidará...

fi·nar Conjugar
verbo intransitivo
1. Acabarfindarfinar-se.

"finados", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/finados [consultado em 02-11-2015].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog