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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Corrupção I

A política tem o poder de mudança na sociedade atual, já que é nela onde delegamos a um grupo de pessoas o poder de representar a vontade da maioria e através de um consenso esta representatividade leva a decisões que na teoria primam pela melhoria das condições desta maioria.
O que complica o jogo político é que quase na maioria dos casos nem toda representatividade é uma unanimidade entre os próprios representados o que torna o manejo dos rumos dos representantes da maioria algo complexo. Mesmo porque outro fator influi e muito nas decisões o grupo maior não pode, nem consegue governar sem os grupos menores e desta maneira em muitos momentos é obrigada a ceder em certos momentos para não correrem o risco de um impasse.
Estes aspectos aqui citados não entram na questão corrupção que parece fazer parte da história da política desde seu início na Grécia antiga. Em minha opinião uma maneira de se controlar este mal praticamente inerente ao ofício político seria um conjunto de ideias e ações que levariam no futuro a marginalização da corrupção de uma tal maneira que naturalmente as punições a coibiriam e a partir de hoje começarei a esmiuçar cada um destes passos.O primeiro passo esta na educação, e neste caso não falo somente em melhoria da educação no sentido de um ganho nos níveis de escolaridade e sim de algo mais amplo, onde valores comessem a fazer parte das necessidades estudantis primariamente.
Algumas ideias usam o jargão de que "a escola ensina e a família educa". Não vejo esta divisão como saudável de forma alguma.
Obviamente, os pais têm uma função diferente da escola na educação dos filhos, mas no que cabe a valores humanos as escolas têm capacidade e devem dar ferramentas para que os alunos criem um senso crítico desde cedo, nos primeiros anos de estudo. A resposta esta na literatura e não esta lá desde agora, esta a muito tempo o problema é que a maioria dos alunos não são incentivados a ler e por isto crescem sem desenvolver o gosto pela leitura principalmente no Brasil, país que vou focar esta discussão.
O fato é que se o professor exigir do aluno o conhecimento necessário para que ele tenha uma boa formação o aluno não terá as condições de conseguir cumprir a exigência, pois as escolas, bibliotecas e outros centros de ensino não têm a capacidade para contribuir de alguma forma nesta tarefa.
Veja, que em nenhum momento disse aqui que o professor passará por cima da educação familiar ou dos valores que cada família tem, o que coloco em pauta é que se o professor bem formado exigisse dos alunos uma leitura de mais textos, livros e outros trabalhos que forçassem o questionamento e assim o desenvolvimento do raciocínio conjuntamente com a apresentação de valores éticos e morais de nossa sociedade os valorizando os alunos assimilariam de uma maneira construída um respeito pelo próximo e pela sua sociedade e com o tempo este respeito se tornaria uma defesa contra a corrupção tão destrutiva a esta mesma sociedade.
Para terminar, afirmo que este é o maior fator para a extinção da corrupção e que todos os outros que citarei futuramente apenas são paliativos ou são para contribuir para esta mudança em busca de uma educação consciente e de uma política justa.

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