Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Modus Operandis II

O que quis realmente expor com o primeiro texto era o fato de que a derrota não ter valor algum.
Em alguns momentos lemos e ouvimos que as derrotas nos fortalecem ou que as derrotas ensinam, mas o fato é que ninguém quer ser derrotado ou em outras palavras ninguém quer ver seus planos de felicidade frustrados.
Nossos sonhos e desejos estão sempre ligados a "vencer", conquistar o que buscamos, mas isto nem sempre é possível e nos sentimos diferentes, menores e até mesmo feridos já que colocamos o melhor de nós em tudo que buscamos.
Jesus foi morto e sua "derrota" foi uma vitória sobre o pecado o que nos dá a nítida impressão que a derrota em si só ganha bons contornos em mártires que lutam por um ideal e não por si próprios.
Novamente atento para a minha falta de conhecimento do modus operandis da psique humano, mas quero afirmar que creio que instintivamente ou de maneira manipulada talvez, estamos sempre ligados ao ego e tudo que o atinja é visto como pejorativo.
Nesse sentido o esforço que vence o ego é enaltecido de tal forma que endeusa quem o consegue. O que leva a uma polêmica gigantesca, afinal, os mártires são simples pessoas que venceram seus egos ou realmente são santos com forças sobrenaturais como as religiões apregoam.
Meu objetivo neste texto não é discutir a importância das teorias religiosas e sim de tentar entender como esta dor consegue atingir-me no cerne e me feri desta maneira tão dura. O fato é que a dor esta tão lancinante que começo a perder a fé e a julgar até os feitos mais vigorosos que dão base a Fé humana no bem.
De algum modo esta teoria me trás mil novos pensamentos sobre a vida e as pessoas, mas além de confundir ainda mais a minha vida e a de quem levar a cabo as proposições em nada contribui para a melhoria da Fé e da religiosidade e ainda feri consciências mais sensíveis.
No final acabo agindo como a própria teoria que cogito, dando motivo para não me sentir mal comigo mesmo perante a minha própria derrota. Criando uma teoria para defender meu próprio ego e diminuir minha dor igual a própria teoria que comento que defende quem a cria e seu modus operandis.
E que lógicamente se baseia no mesmo desespero.
"CONFUSO"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog