Aqui o que vale é pensar

Penso Logo... Questiono

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Modus Operandis caso I

Quantas palavras tenho que dizer a mim mesmo para reconhecer a realidade?
Quanta dor terei que suportar até entender que algumas coisas não podemos mudar?
Crianças aprendem com conselhos por que nós adultos aprendemos somente com a dor?
A natureza da vida nos coloca obstáculos e muitas vezes intransponíveis, mas a nossa sociedade valoriza os guerreiros é uma cultura antiga e muito forte no emocional coletivo.
Nada que vem fácil tem valor ou, a batalha enobrece a conquista são ideias arraigadas no consciente humano e difundidas tanto no seio familiar como nas escolas com exemplos históricos diversos de grandes guerreiros que conquistaram seus objetivos após muita luta.
Mesmo nas histórias mais simples a batalha por algo nobre é valorizada, parece que não há vitória sem suor e que o perdedor sempre será o esquecido o lado errado da história.
Não tenho muito conhecimento do modus operandis da mente humana, mas tenho para mim que estas ideias causam muito sofrimento em diversos seres humanos pelo fato de não aceitarem a derrota em qualquer sentido que seja, pois a julgam como retrocesso, desvalorização pessoal e assim enfrentam até o impossível em lutas já perdidas.
Até as religiões glorificam um Deus do impossível, onde em nome dele as montanhas andam e os mares se abrem levando ao sucesso da criatura humana através da Fé.
Assim para um ser humano comum admitir uma derrota é como ir contra tudo o que o constitui desde sua família até a sua própria crença religiosa.
Mesmo sem o entendimento claro de todas estas questões citadas aqui tenho um palpite que esta cultura do vencedor esta ligada a manutenção do ego e do egoísmo.
Afinal, se o nazismo fosse o vencedor da grande guerra ou se os judeus tivessem vencido o império romano? O lado da moeda que conhecemos é o dos vencedores, mas se todos os derrotados ganhassem as guerras o mundo teria de criar um outro valor para seguir? Ou teríamos um mundo nazista? Ou sem o cristianismo?
O fato é que o maior vencedor de todas as histórias contadas no ocidente perdeu sua vida em uma cruz e por mais que digam que foi uma vitória contra o pecado reinante são raros sacrifícios pela vitória de outrem serem lembrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa

Arquivo do blog